HISTÓRICO SOBRE FREINET

 

FREINET: UM PROFESSOR, UMA PEDAGOGIA, UM MOVIMENTO INTERNACIONAL

Por Maria Lúcia dos Santos *

 
Inconformismo e ousadia marcam a obra do revolucionário pedagogo humanista francês Célestin Freinet (1896-1966). Em sua trajetória, Freinet não se contenta em defender somente com idéias a modernização do ensino. Vai além. Moderniza sua prática, colocando em prática “ferramentas” de trabalho (técnicas educativas), que transformam a sala de aula numa oficina, um lugar de vida e produção, onde todos os conteúdos dos programas educacionais e outros do interesse dos alunos, são trabalhados.
 
Nessa oficina, as crianças e jovens constroem múltiplos saberes, expressando-se através de diferentes linguagens, criando, interagindo, pesquisando,  produzindo, contatando outras realidades e culturas. Para que comuniquem suas ideias e realizações a interlocutores próximos e distantes, por meio
de jornais e da correspondência, Freinet coloca, em 1927, uma imprensa à disposição de seus alunos.
 
Posteriormente, com o mesmo propósito, novos recursos vão sendo introduzidos na sala de aula por Freinet e seus seguidores: o cinema, o rádio, a fotografia, o gravador, o fax, o vídeo, o computador e a Internet...
 
A organização cooperativa do trabalho cria condições para que as crianças, impulsionadas e assessoradas pelo professor, compreendam e assimilem os conteúdos, assumindo responsabilidades, desempenhando diferentes papéis, praticando a ajuda mútua, administrando conflitos, estabelecendo normas para o convívio mais harmonioso, enfim, exercendo sua cidadania ativa e realizando, pela vivência, o aprendizado da tolerância, do respeito mútuo, da cooperação e da responsabilidade, chegando ao sucesso, um dos importantes objetivos da Pedagogia Freinet.
 
Dessa arrojada experiência, alicerçada na reflexão teórica sobre a prática cotidiana nasceram:
 
* A PEDAGOGIA FREINET, uma pedagogia ativa, aberta para a vida, que mobiliza a experiência e os interesses da criança, favorecendo a auto-sócio-construção de saberes múltiplos, e também o saber pensar, saber agir, saber dividir, saber fazer, saber viver junto.
 
* O MOVIMENTO DA ESCOLA MODERNA que reúne hoje, educadores de 50 países, que se encontram nas reuniões internacionais, realizadas a cada dois anos, coordenada pela FIMEM - Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna.
 
As contribuições de Freinet e do movimento pedagógico que fundou, constituem indubitavelmente, uma extraordinária fonte de ensinamentos para o trato de questões que, no limiar do terceiro milênio preocupam o mundo da educação.
 
“Os princípios desse grande pedagogo Célestin Freinet se inscrevem nos quadros dos objetivos da UNESCO, em matéria de educação para a paz, para os direitos do homem e para a democracia”.
 
Frederico Mayor – Diretor geral da UNESCO (1996).
 
 

* Maria Lúcia dos Santos, uma professora.

Maria Lúcia dos Santos fez Pedagogia e Letras (Francês) na USP, quando teve contato com o Professor Michel Launay do Movimento Freinet da França. Em 1974 ganhou uma bolsa de estudos para a França onde defendeu seu Mestrado “A expressão Livre na Pedagogia Freinet”. Voltando ao Brasil, fez a sua carreira profissional na Educação Pública, com excelentes trabalhos onde estivesse: como professora, coordenadora, diretora e supervisora. É autora do livro “A
Expressão Livre no Aprendizado da Língua Portuguesa ‐ Pedagogia Freinet” (Editora Scipione, 1991).
Durante 28 anos, Maria Lúcia se engajou profundamente no Movimento Freinet com intenso trabalho na formação de professores em várias cidades do Brasil, formando grupos de estudos e divulgando essa Pedagogia para uma Escola Pública Popular. Trabalhou na Secretaria de Educação do Município de São Paulo, na gestão de Luiza Erundina.
Como militante do Movimento Freinet, colaborou nos Encontros Regionais, Nacionais e Internacionais. Foi eleita Secretária do Conselho Administrativo da FIMEM, cargo que ocupava até sua morte prematura. Deixou um grande exemplo de entusiasmo, alegria e seriedade para que nosso trabalho siga cada vez com maior sucesso.

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!